top of page
  • Camila Schmitt, Fisioterapeuta

AO LEVANTAR SENTE DOR NO QUADRIL?


AO LEVANTAR SENTE DOR NO QUADRIL? DIAGNÓSTICO MÉDICO DE LESÃO LABRAL, ARTROSE OU TENDINITE?

A dor ao realizar o movimento de sentar e levantar pode ser sinal de alguma alteração no quadril. Os exames complementares como a ressonância magnética, ultrassom e raio X evidenciam diversas conclusões, entre elas a lesão labral.

O que é a lesão labral?

O labrum é uma membrana cartilaginosa que envolve o acetábulo no osso ilíaco e se encaixa com a cabeça do fêmur. A lesão do labrum pode ser decorrente de movimentos repetitivos da articulação do quadril, impactos ou deformidade óssea na região do colo femoral ou acetábulo.

A artrose sugere desgaste ósseo e a tendinite como inflamação no tendão de alguns músculos, principalmente o glúteo médio sendo importante estabilizador do quadril.

Porque meu quadril dói?

A visão osteopática relaciona a dor com o excesso de movimento (hipermobilidade). Por exemplo, um quadril hipermóvel pode ser consequência de uma coluna lombar e joelhos com pouco movimento. Portanto usar a manipulação articular e exercícios na lombar e joelhos pode diminuir a sobrecarga no quadril.

Na prática clínica, outros locais podem ter alterações e como consequência a dor no quadril, como o sistema postural, sendo exemplo a perna curta verdadeira e alteração nos pés.

Qual o tratamento?

Geralmente o indivíduo busca a orientação médica com o uso de medicamentos para alívio de dor e antiinflamatórios. A indicação cirúrgica pode ser evitada ou adiada com o acompanhamento da fisioterapia.

A osteopatia olha o ser humano de forma global buscando a origem do problema. Com diagnóstico diferencial, usam-se testes específicos e a terapia manual para auxiliar o corpo a buscar o equilíbrio sem o uso de medicamentos.

No caso de um quadril hipermóvel, deve-se investigar outros locais que estão bloqueados, liberar com técnicas manuais com o objetivo de voltar o movimento articular normal. Com isso haverá a diminuição da sobrecarga e distribuição justa na função de cada articulação corporal.

Todavia após o alívio dos sintomas o interessante é o reforço muscular com o método Pilates que tem como objetivo estabilizar e fortalecer a musculatura envolvida no quadril.

6.102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page